Aço, vidro, madeira, alvenaria e muito verde compõem perfeitamente a residência no Lauerz
DIEGO DE CARVALHO
instagram @diegodecarvalho_arquitetura
Um ar industrial, bastante moderno e aconchegante na medida. Características de um loft com uma “pegada” mais jovial, devido a sua integração. Esta casa no Laurez é a prova de que unir opostos para obter propostas de interiores pode ter resultado muito atraente. Os ambientes abertos e integrados, a iluminação natural abundante e as superfícies estilosas tornam esse lar confortável e extremamente agradável.
O administrador de empresas Daniel Chiarinelli é um entusiasta da arquitetura e quando teve a oportunidade de construir a sua casa, colocou em prática toda sua paixão e desejos para ter a moradia dos sonhos. Ele e a esposa, Tatiana Chiarinelli, planejaram com muito cuidado e apreço cada detalhe do projeto. Inclusive, Tatiana colocou a mão na massa e produziu pinturas em algumas paredes, destaque para a bancada da cozinha.
Cinco clementos nortearam toda a arquitetura da casa do casal que há dois anos e mcio moram no Swiss Park. São cles: aço, vidro, madeira, alvenaria e natureza. Logo na bela e moderna fachada é possível contemplar essa composição perfeita. Projetada pelo arquiteto Diego Ferreira de Carvalho, do escritório Onze Arquitetura, que também foi responsável pelo design de interiores, a casa possui 240 metros quadrados de construção e tem como partido a integração entre os ambientes sociais, com uma abundante natureza praticamente dentro da residência com a transparência dos vidros.
A natureza, um capítulo a parte. Ela marca presença na residência e é um dos elementos que mais chamam a atenção da moradia. Simplesmente complementa o local com perfeição. O projeto paisagístico é da Bella Paisagem e foi executado pelo arquiteto Leandro Rodrigues, que também cuidou de toda iluminação externa. O verde praticamente abraça a casa e as paredes pretas, em contraste com o verde, trazem a beleza natural e urbana ao mesmo tempo. E admirável!
Para manter a privacidade, o jardim se prolonga até o segundo pavimento onde está localizada a área íntima e uma fachada cega, apenas uma abertura em que foi utilizada uma chapa de metal de aço com um desenho na fachada. A casa possui alvenaria comum em boa parte e, no restante, o aço aparente pintado de preto traz a função estrutural e o ar industrial, permitindo vãos maiores para abertura completa das portas de correr e ja-nelas. A madeira é outro elemento muito visto na casa e a ênfase está na escada.
Entre a sala de jantar e a área de lazer, está a linda cozinha do casal. Cheia de detalhes, com uma mistura de materiais aparentes, como a parede de tijolos, pedras de mármores e quartzo, uma bancada vertical e outra na horizontal compõem o local. No teto, bem no centro, desce um suporte de alumínio com nichos decorativos. Outro destaque é a grande tábua de madeira multifuncio-nal, que cobre o cooktop e também é utilizada para cortar alimentos. A marcenaria azul traz cor e personalidade ao ambiente.
Dicas de arquitetura e publicações de Diego de Carvalho. Arquiteto em Campinas/SP, que está a frente do escritório que completa 10 anos em 2023.